11.20.2014

Respira fundo, Joana. Sorri.

Desde o momento em que anunciamos que estamos grávidas até aos miúdos terem uns 62 anos, há sempre opinanços sobre tudo e mais alguma coisa. Tudo o que fazemos está errado, mas, claro, "cada um sabe de si". Tudo o que fazemos vai torná-los umas bestas insensíveis e egoístas, mas "a mãe és tu".
Tudo tem um "mas". "Mas tu lá saberás...". "Mas o filho é teu..." Verdades de la Palice que não insinuam mais do que um "estás a fazer tudo errado, mas depois não digas que eu não te avisei":

Sou uma pessoa pacífica. Não sou boa a comprar guerras e quase sempre ignoro comentários menos felizes. Mas naquela fracção de segundo antes de respirar fundo e fazer um sorrisinho amarelo, o que me apetecia responder mesmo, mesmo era isto:

- Pegá-los ao colo torna-os dependentes
- Ai não me digas! O meu maior sonho era que a minha filha de dois meses já fosse independente e andasse por aí no Urban a comer gajos dançar sem me dizer a que horas chega a casa. Que chatice ter de lhe dar colo, conforto e amor enquanto ela me deixa e precisa.
Respira fundo, Joana. Sorri.

- O teu leite não presta
- Sabes o que não presta? O teu córtex pré-frontal e a tua boca mal cheirosa de onde só saem asneiras sem o menor cabimento. Informa-te e depois vem falar comigo.
Respira fundo, Joana. Sorri.

É preciso deixar os bebés chorarem
- Sabes quem é que eu deixava chorar, se pudesse? Essa tua cara que nem com três plásticas e dois peelings ia ao sítio, depois de te dar a lição que tu mereces. Está explicado porque é que ficaste tão mal acabadinha.
Respira fundo, Joana. Sorri.

Tens de a ensinar a dormir a noite toda
- Nem sabes a missa à metade. Comecei agora com o reflexo condicionado do Pavlov, a seguir vou dar no reforço positivo com ossinhos como presente para ela morder quando se portar bem e, se não resultar, já contratei o Encantador de Cães para vir cá domesticá-la.
Respira fundo, Joana. Sorri.

Ui! Não tens o parto planeado, estudado ou minimamente definido? Boa sorte...
- Minha grandessíssima amiga, não te preocupes que vou já fazer uma maquete e apontar todas as instruções para dar ao médico na hora do corta e cose. Vai dar imeeeeenso jeito, quando tudo correr exactamente ao contrário. E descansa que "exactamente ao contrário" não é empurrarem a bebé para dentro de mim novamente.

Haja paciência.
Respirem fundo e sorriam.

9 comentários:

  1. Joana Silva3:14 da tarde

    Temos qe levar com cada uma!! A minha sogra adora dizer essa do "mas tu é qe sabes.." ou então "ai é?!" Como quem diz.. "não sabes o qe estas a dizer mas OK.. leva lá a bicicleta.." :-/
    Mas o qe gosto mesmo é qnd ela se poe a inventar defeitos (vá.. diferenças) à minha filha.. primeiro dizia qe lhe parecia qe a menina tinha dois dedinhos de um pé colados! (Nao nao tem!!)
    Depois tinha o nariz grande.. (nao nao tem!! É peqenino como o meu e lindo!)
    Ontem disse qe a menina tinha um olho mais peqeno qe outro.. (nao nao tem!. Sao iguais!!) E dps dos 3 segundos eu qe me apeteceu mabda-la f**** enquanto pensava "porqe raio tem ela qe estar sempre a apontar defeitos à menina?!" Respondi-lhe.. " nao minha sogra sao iguais! Só qe neste olhinho está uma sobra por isso lhe parece isso" ao qe ela diz "tens razão"
    Bah...! Respira fundo Joana! Sorri!

    ResponderEliminar
  2. Às vezes em vez de dizer coisas também dá vontade de mandar uma chapada mesmo... LOL! O que vale é que tu é super zen! ;)

    ResponderEliminar
  3. Adorei....nao diria melhor......infelizmente este tema dava im livro, os comentários infelizes sao tantos qie nao sei nao, se nao dava uma trilogia. ....lololol

    ResponderEliminar
  4. Também gosto do: "Tens de fazer alguma coisa a este rapaz antes que já não tenhas mão nele" ou "estas calças já não te parecem pequenas?" ou então, "diz que as fraldas de marca branca dão alergias que demoram séculos a tratar"...

    ResponderEliminar
  5. Fantástico! Está o máximo.

    ResponderEliminar
  6. Mesmo... Respirar fundo e ignorar ;)

    ResponderEliminar
  7. Cristina F Ribeiro12:49 da tarde

    Toda a gente tirou mestrado em "como cuidar de uma criança correctamente". A mais recente que ouvi foi: a Sofia ainda mama? com 8 meses? Tas lixada!!! Ela não vai fazer o desmame e tu vais ficar com as mamas cheias de caroços!!". E viva a cultura das pessoas!

    ResponderEliminar
  8. O velho comentário do "se calhar o teu leite é fraco" foi dos que mais me doeu, ainda mais considerando a dificuldade que foi amamentar. Vindo de familiares dói mas de profissionais de saúde é de cair o queixo. Quando comecei, por indicação da pediatra, a dar suplemento ao pequeno ele em pouco tempo ganhou muito peso (pudera!!). O comentário mais horrível de sempre e que me fez mudar de pediatra (vindo da própria): "pronto, então afinal o menino tinha fome". Que coisa horrivel de se dizer a uma mãe que tenta por todos os meios manter a amamentação em exclusivo.

    ResponderEliminar